sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

No Brasil delinquentes matam por "maldade"




                                                Cunha e Silva  Filho



       Leitor que por acaso  me  lê,  saiba  que está  acontecendo em nosso país algo que  há tempos extrapolou  todos  os limites da paciência da sociedade.
        Quero aludir  à sanha de bandidos,  criminosos,  assassinos – faço  questão de  acentuar a minha indignação empregando   pelo menos estes três adjetivos disfêmicos -    que  já estão  matando por mera maldade,  em atos de  tamanha  violência  sem precedentes em nosso  país para vergonha das nações  civilizadas, o que leva o Brasil  a se alinhar  quase solitário entre  as nações  que mais  fazem vítimas fatais, covardemente, inocentes, crianças,  jovens,  adultos   idosos,  enfim,  os desprotegidos (porque só os facínoras no país  têm armas de fogo,  (amiúde até mais do que  policiais) deste país  que ora vivem a tragédia do fracasso  político-financeiro-moral.
       No país das inversões de valores,  no país em que  ainda funcionam normalmente, não obstante tantas imperfeições,  os três poderes,  em que se tem  uma presidente, em que se tem um Código Penal,  um  número grande  de juristas  do mais alto  porte,  bons advogados, causa muita  espécie  que nos  deparemos com  tanta carnificina  aqui, em todos os estados brasileiros,  sobretudo  no eixo Rio-São Paulo. Esse ignominioso  estado de coisas que aterroriza impunemente o cotidiano de   quem  trabalha,  de quem  tem  seu negócio,  de  quem  paga  impostos, juros altíssimos,   de quem sai à rua,  exige  mudanças drásticas  na legislação  penal  brasileira, pela  implantação  com urgência, ainda que por  tempo  limitado,  a prisão perpétua e,  nos casos mais   escabrosos,  a pena de morte. Não me venham  dizer que sou fascista,  porque não o sou. Fascistas são os que  deixar  perpetuar  essa infâmia de sociedade  cercada por ladrões de todos os níveis, sobretudo os white collars, fascistas são os que  mantêm  a impunidade para  milhares de  assassinos  soltos,  andando  livremente nas ruas  do  Brasil e cometendo as piores atrocidades contra o nosso  povo.
     Só para ilustrar vi, num programa de televisão bem  conhecido de quem  gosta  de  acompanhar  a sombria  realidade do crime  no país,   um senhor  de cinquenta e poucos   anos trabalhando no recinto de sua lanchonete. Está sozinho. De repente,  entram três jovens armados, anunciam  um assalto e se mostram  determinados a fazer qualquer coisa  má a fim de  arranjar dinheiro fácil, sendo bem provável que algum deles seja  “de menor.” 
     O trio, com dois  claramente  exibindo  revólveres,  entra  na lanchonete  em direção  àquele proprietário (ou gerente responsável). Pela  fisionomia,  usam  palavrões,  ameaçam, dão safanões    na vítima,   pedem  dinheiro,  sempre  com  gestos  de  extrema  violência sem que  o moço  possa  fazer nada. Empurram-no contra a parede, e   um dos   meliantes  dá uma facada que vai  rasgar  verticalmente  do estômago até  o umbigo  do moço.  
     Em nenhum  momento  o moço   revidou qualquer ataque contra  os vagabundos. Naturalmente  exigiram  que o moço lhes mostrasse  onde estava o dinheiro da caixa  registradora. Essa cena  trágica, pavorosa, diabólica  nos causa asco   e imprecações  contra  esses desalmados. É apenas um exemplo  de uma cena que se repete, com  algumas  diferenças  de níveis de selvageria,   na vida  diária do brasileiro. Quando  os degenerados  foram  levados para a delegacia,  riram  na cara do delegado  pelo que tinham  feito na lanchonete. Infames!
    Essa cena já se naturalizou, se  banalizou  e o povo honesto,  trabalhador,  cumpridor de suas obrigações para com  o Estado brasileiro se encontra  numa enrascada. Tem que sair porque necessita de trabalhar ou resolver algum  problema fora de casa. Mas a voz corrente se resume no que, de vez em quando,  afirma desesperançada: “A gente sai, porém não tem certeza de volta incólume para casa. Só Deus pode nos proteger.”
     Ora, leitor, isso é mais do que  suficiente para caracterizar um cenário  preocupante  para a sociedade civil. Ressalto que há tempos venho  defendendo  posições mais rígidas contra a violência  que ataca em todos os flancos, horas e lugares não só no asfalto mas nas favelas  brasileiras conhecidas  pela   balas  perdidas que podem vir tanto da  polícia quanto  da  bandidagem.
    Há quem pense  sejam os programas  que  desmascaram  a crua violência brasileira  sensacionalistas, da   imprensa marrom, que só mostram  violência pura  a fim de  dar  altos índices  de audiência. Não vejo assim e adianto mais que a recusa de pessoas e, sobretudo, das autoridades competentes -  legisladores,  a  própria  presidente da República, a  pessoa do ministro da  justiça, enfim todos os  setores públicos  responsáveis    pela segurança nacional -,  a assistirem  a esses programas  me parece  algo elitista e perigosamente  omissa.
   Assim também a recusa de todas as classes sociais com respeito ao problema da violência só contribui  para   agravar essa questão e afundar-se  na alienação e na indiferença a um tema que diz respeito a todos nós.
   Dois são os caminhos,  a meu ver, para  enfrentar  a violência  sedenta de vítimas  diárias no país: 1) acabar ou  reduzir  a impunidade,  o que vai  mexer com  a legislação penal; 2) reduzir por tempo determinado  a maioridade  penal para, no mínimo, dezesseis  anos. Isto faria com que os “de menor” muitas vezes  rapazes  com altura  de  homens feitos, com várias passagens  na  polícia por  delitos de toda a sorte e de todos os níveis, até mesmo  crimes hediondos. Neste caso, implantar-se-ia, por tempo determinado,  a pena  de prisão perpétua e a pena de morte  para os casos mais  diabólicos de  crueldade, ou seja,   o grupo de bestas-feras.Todavia, os psicopatas  seriam   destinados a prisões  psiquiátricas.  Para esses  casos, sob hipótese alguma,   não haveria  brechas legais  para que  se lhes  abreviassem  a pena a ser cumprida.
   Sei o quanto  são controvertidas e complexas as questões  da redução da maioridade penal, que  implica  uma série  de  componentes sociais,  econômicos e culturais, da mesma sorte que  são altamente  polêmicos  o regime de  prisão  perpétua e a sentença   mais extrema, que é a pena de morte, sendo que esta última envolve, além de outros fatores relevantes,  a questão religiosa  no país  mais católico do mundo. Ma o país é laico.
    Penso que todas as considerações  aqui  levemente  abordadas   têm que ser levadas  em conta de forma urgente, porquanto  a próxima vítima  de criminosos  inveterados   pode ser   qualquer um de nós. Pode ocorrer  com  nossos  filhos,  netos,  parentes, amigos,  com qualquer  classe  social. Fica,  pois, o debate em aberto e que não  seja postergado  por muito tempo. A vida não tem preço, como se diz vulgarmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário