sexta-feira, 18 de abril de 2014

Fragmentos de hoje (ontem)







                                               Cunha e Silva Filho


1)  A TV  informa que Gabriel  Garcia Márquez  faleceu.  Cem anos  de solidão vendeu  milhões de cópias no mundo e foi traduzido em, pelo menos,  trinta línguas. O escritor foi  considerado  um grande da literatura  universal. Ganhador do Nobel  de literatura. em 1982. Deixou  tudo para se dedicar só à literatura de ficção. Eu me pergunto: o que faz o escritor  um gênio em seu gênero  literário? Será a forma original da  narrativa, a linguagem-objeto, no caso dele,  parte escrita no  realismo  mágico, parte,  como disse,  com  estórias  fincadas  na realidade dos homens? São perguntas  difíceis de   responder.Fica a Colômbia  e sua Macondo  na solidão de sua partida. Pelo alto  nível de sua obra, uns trinta  livros, já foi  comparado  ao talento do autor de  Dom  Quixote.  Uma pessoa da minha  intimidade uma vez me falou: “Eu gostaria  de ser um famoso escritor,  viver  só do que  escrevesse, viver do que inventasse, ser senhor da minha escolha, sem precisar de ter um emprego com compromissos de  horários, sem ser mais um na engrenagem káfico-burocrático-empresarial. Essa é uma liberdade  de que desfrutam  os  criadores  de realidades  possíveis, os artistas da palavra, inventores  de vidas e de gente tão verossímeis quanto  a realidade  empírica.

2) Gostoso  é saber  que se vai  ganhar  um  livro  que queremos ler, de um autor que admiramos, que nos fez crescer intelectualmente, uma forma  de moldar   o lado  letrado de  nossa personalidade.

3) A Rússia  há pouco,  através da fala de Putin, não quer saber de confronto  armado com  os Estados Unidos, segundo ele,  muito mais  poderoso belicamente.Conversações entre autoridades russas e europeias,  e bem  assim com a  presença  de Obama estão surtindo  algum efeito para amenizar as tensões entre irmãos que têm  posições  a favor  ou  contra a Rússia, como é o que está ocorrendo com a Ucrânia. Já pensou  se todas as ex- Repúblicas, de repente  desejassem  ficar  atreladas ao governo  russo? Como  conciliar  a Rússia  capitalista  com  os fantasmas  do comunismo  da ex-União Soviética?

4) O Brasil é mesmo  caleidoscópico. A inflação,  dizem os economistas, está crescendo. A Presidente Dilma está caindo nas pesquisas e o  engraçado é que cai mas vai  ganhar  um novo  mandato. Estão distantes dela no páreo presidencial o Aécio Neves e, bem mais  embaixo,  o pernambucano   Campos.Os preços  dos alimentos, remédios,  roupas etc  estão  altos, mas, nos fins de semana,  os restaurantes estão cheios, causando  problemas de estacionamento nas  ruas  vicinais. Assim também os shoppins centers, apinhados de gente  comendo nas  praças da alimentação, um lugar  certo de encontro de pessoas estranhas vindas de vários bairros.

5) O papa  Francisco, mais uma vez,  alinhando-se à tradição da Igreja Católica,  reafirma   a manutenção do celibato  no clero.Como  pensariam  os padres, sobretudo aqueles  de bela aparência, vendendo  saúde  e sendo admirados  pelas fiéis? Não seria lutar contra  na natureza  reprodutora do  homem? Deixo a questão em aberto.

6) Vou passar uns tempos sem ver novelas. Ficamos  presos aos  folhetins eletrônicos quando  a novela é boa e seduz os telespectadores.É voz corrente que  intelectuais não vêem  novelas. É verdade ?

7) Os dias passam no  Brasil e o problema gravíssimo da violência continua. Violência dos assaltos na rua,  dos latrocínios e, com alguma frequência,  os crimes de pais contra filhos ou vice-versa. Crimes macabros, horripilantes, cometidos por motivos   passionais,  com envolvimento  de pai, madrasta. O pais estã,   neste aspecto,  de ponta cabeça. Enquanto isso,  mata-se e o criminoso continua  tendo  penas brandas. Direitos humanos, diz a voz do povo,   são para os bandidos e assassinos, os pivetes, os de menor,  que  assassinam barbaramente mesmo quando a vítima não reage. A sociedade  grita por  mudanças no  Código Penal. A vida do cidadão, do jovem, da criança, do idoso não vale um tostão.
8) A pendenga da Petrobrás  continua. Fontes jornalística afirma que houve  prejuízos para  essa importante  empresa brasileira. Ex-altos funcionários  estão sendo  investigados pela  Polícia Federal. Algumas evidências  já são suficientes para prender  culpados. Vai mesmo  haver  CPI da Petrobrás?  E como fica a Presidente  Dilma nisso  tudo? O certo é que houve  compra  da refinaria  em Pasadena, Estados Unidos, e nessa compra o dinheiro  foi  gasto  inutilmente porque o negócio não  deu certo. No país milhões de  reais ou mesmo dólares  são  gastos em negociatas,  vão para as mãos do corruptos e ladrões e fica por isso mesmo. O governo  provoca prejuízos de milhões ou mesmo  bilhões de reais em maus negócios e tudo fica  por ismo mesmo. Toda esse dinheirama  daria  para  melhorar  grande parte  dos serviços  públicos  de saúde,  habitação,  segurança,  educação e tantos outros setores da máquina do Estado.

9) O país é real ou mágico? Eis a questão. Eis o busílis da história, ou estória?

10) No Brasil tudo se admite, menos a prisão perpétua, prisão fechada,   sem  brechas, sem a ajuda dos antigos meirinhos que  percorriam  o  velho  Rio de Janeiro do vice-reinado, com  os soldados de guarda do rei  no velho  Paço,dormindo e certamente roncando, enquanto  a banda passava lépida e solta, seguida da gargalhada  galhofeira dos moleques de rua joaninas no tempo do temível  Major Vidigal desse romance  meio picaresco,  que são  as deliciosas Memórias de um sargento de milícias, de  Manuel  Antônio de Almeida (1831-1861) esse prógono da linhagem  da narrativa da malandragem  da literatura brasileira.

                                              ...................

AO PÉ DA PÁGINA


O CRISTIANISMO

                           Cunha e Silva


"O Cristianismo é o conjunto de preceitos e ensinamentos morais e religiosos legados por Jesus Cristo e seus apóstolos à humanidade há mais de dois mil anos. O Cristianismo espancou as trevas do paganismo no Império Romano e fora dele com o sacrifício do primeiro Papa, São Pedro, em Roma. Alguns imperadores romanos, entre os quais Nero, Domiciano e Calígula perseguiram ferozmente os cristãos que, inabaláveis na sua fé e no seu amor a Cristo, não se temiam dos seus algozes, cantando e rezando diante das fogueiras e de outros suplícios. O Cristianismo elevou as condições sociais em orais da  mulher e de todos os que a ele se abrigaram. Somente no reinado de Constantino, o Cristianismo começou a ser tolerado e seguido sem o perigo das torturas e perseguições.
                                              (...)

O Cristianismo prega o amor ao próximo, desfralda a bandeira da fraternidade e da solidariedade entre os homens. O Cristianismo é a maior força moral e espiritual da humanidade. Se esta seguisse à risca os seus princípios e ideais sublimes, os homens não se digladiariam jamais, as guerras e revoluções fratricidas desapareceriam da face da Terra, o Cristianismo só exalta o bem e a virtude, só tem ensinamentos que dignificam o homem e o aproximam mais de Deus

Nota do Blog: O artigo acima foi  provavelmente  publicado no jornal  Estado do Piauí. O recorte em meus arquivos infelizmente não contém a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário