sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Mais uma vez a Síria







                            Cunha e Silva Filho


                Apesar de que Bashar al-Assad,  ter sofrido  tantos  reveses dos  revoltosos,  o tirano  ainda  assim  quer se manter  no  poder. Esse comportamento  é bem  típico   dos  governantes autoritários. O que mais  anseiam  é eternizar-se no poder,  a qualquer  custo,  ainda que   este  signifique o repúdio de parte  considerável da  população  síria.
                    O que  impressiona  aos  observadores atento  pelo mundo  afora  é que  Assad conte a seu favor  com  os seus  seguidores e entre estes  há no  Brasil  pessoas  que  o  têm até na conta  de herói da Pátria -  essa  pátria   ensanguentada  com mais de  cem mil mortes  provocados   pelo conflito que parece  não ter fim.
                 O Secretário  de Estado de   Barack Obama,  John  Kerry, que me parece ter   bom  tino   diplomático, uma figura  física   que me lembra  os homens  públicos    do tempo do grande  Lincoln,  ofereceu  uma  proposta  que,  a meu  ver,  acena para  uma passo  firme  a ser dado  contra o ditador e seus crimes nefandos  contra a humanidade: um  governo  de transição  deixando  Assad fora de qualquer  pretensão  de  nele  tomar   parte. Essa proposta   sinaliza  uma posição do governo  norte-americano  segundo a qual  não há mais  possibilidade  de   o ditador  permanecer  no governo  sírio.
     O que a diplomacia  da ONU  poderia  fazer  se esgotou  em  termos  de negociações   que   resultaram  em magros  benefícios para o sofrido e  massacrado  povo sírio, hoje   com um contingente de sua  população vivendo  as agonias  de exilados  em  países  que felizmente   lhes abriram  as  portas  da liberdade.
  A cidadania  síria  foi  destroçada,  cidades importantes, a própria capital,  tornaram-se  em parte ruínas, cidades-fantasma  com seu povo  sepultado  pela  infâmia  desse mal  que  se alastra  pelo  mundo em forma  de conflitos  armados,  corrupção de governantes, fome,   pobreza e calamidade  nas suas economias. O cenário desses quase  catorze anos do século  21  e, agora agravado  com   as atrocidades cometidas  pelo  governo da  Ucrânia,  com visíveis  possibilidades  de um “banho de sangue” ente  concidadão,  está longe     da paz que tanto  almejamos  para  a comunidade   internacional.
 O que sempre  me  deixou  intrigado  nos desacertos   de governos   autoritários  e  sanguinolentos  como  é  o exemplo  mais lancinante da Síria é  o fato de que cidadãos da mesma  ou  de nacionalidades  diversas  pátria  não tenham  discernimento,  racionalidade   de distinguirem  a barbárie  da civilização. Me recordo de algumas  palavras de um jornalista  brasileiro  correspondente no  exterior: à altura  do progresso do  nosso  século  não se pode  entender  como   os  povos   ainda  teimam  em  optar  pelo lado  da beligerância  quando   toda a  História da Humanidade   tem dado  lições  insofismáveis dos horrores  causados  pelas  duas  guerras mundiais e  suas consequências deletérias  que deixaram   enormes cicatrizes  no corpo e na alma   de tanta gente.

            Os grandes  feitos  dos  homens de bem,  dos  artistas, dos cientistas,  dos  pensadores, dos filósofos, dos sociólogos, dos antropólogos, dos políticos, economistas ,  dos escritores, dos poetas, dos compositores musicais,  dos  dramaturgos,  enfim,  de pessoas  que lutam  pela  paz através de seus  vários meios  e possibilidades não podem. ser  deixados  no  esquecimento. Se os governos  autoritários, prepotentes não  repetissem  os mesmos atos   de  covardia  e de  desamor  ao  próximo em tantas gerações  do Passado,  o mundo   teria sido  outro. A única via   que nos  leva  à paz  e à dignidade  pública , em qualquer  parte  do  Planeta  Terra, chama-se  respeito ao ser humano e, para isso,   é dever  de todos  exercer com convicção  uma postura  ética  aprendida sobretudo  com  a Educação e o conhecimento humano  em todas as áreas   de desenvolvimento..

Nenhum comentário:

Postar um comentário