terça-feira, 23 de outubro de 2012

Malala: o direito à educação







                                                        Cunha e Silva Filho


 Corajosa, determinada,  amadurecida  embora tão jovem, Malala Iousufzai, uma paquistanesa de  quinze anos,  quase uma criança,   foi à luta. Não se deixou  intimidar  pelas ameaças de talibãs que dominam  a região em que ela morava com  a família. Sabia o que queria,  ou seja,  queria estudar, exercer seu direito  de  sair da barbárie para a civilização, como lembrou  o comentarista  internacional  Carlo Rossi, da Folha de São Paulo.
               Esta adolescente com  cabeça  de adulta  responsável , espécie de  pequeno  Gandhi de saia,  por  desejar  um direito  inalienável de qualquer  criança, o de estudar, de desenvolver suas  capacidades  intelectivas,  de  sair da escuridão da  ignorância para  a iluminação   do saber, direito   consagrado  universalmente, Malala  enfrentou os inimigos   obscurantistas e  segregadores  culturais,  os  terroristas  e  sanguinários  talibãs, facção  terrorista  e fanática, que não reconhece  o direito  de as mulheres   estudarem.  Num mundo  desenvolvido  em todas  as  áreas do saber  humano,   constitui  um crime  contra  a  pessoa  da mulher  impedi-la de  ter uma formação escolar.  Foi o que  tentaram fazer com a pequena  e bela  Malala, e o fizeram  de forma  covarde,   praticando contra ela um atentado que quase  lhe tirou a vida. Fico imaginando  o que não deve ter  passado essa adolescente para driblar   seus perseguidores na sua  destemida   luta  contra a estupidez  dos bárbaros. Escondendo-se,  correndo,  despistando,  mascarando-se, tudo  fez  a pequena  paquistanesa para  não cair  nas mãos  assassinas  dos terroristas.
A peqeuna líder  conseguiu  ser acolhida  na Inglaterra,  onde  faz   ainda tratamento  do atentado  que sofreu, quase deixando-a  com  sequelas  no cérebro. Esta menina  torna-se, assim,  um símbolo  da  ousadia  de uma  adolescente  para  conquistar  seu direito  à educação.  Oxalá, na Inglaterra  consiga  desenvolver   suas  potencialidades  a  fim de  melhor  lutar  em defesa  da igualdade  feminina de seu  país, não só no que  tange  ao direito de estudar mas também   a todos os direitos  que  os homens  têm  na sociedade civil.
Líder nata,   com atributos  que  a tornaram  da noite  para o dia uma  personalidade  mundial, Malala precisa  de todo  o apoio dos   países   livres no sentido de  propiciar-lhe  condições  de  dar continuidade  aos seus  propósitos  de  disseminar   a educação  para  ambos os sexos,  em todos  os níveis e de assim   contribuir  para a região  de sua  terra natal,   não só no campo da escolaridade  obrigatória  mas também de elevar  o nível  de consciência  política, social e cultural   de seu  país,  hoje ainda tão conturbado  por conflitos  de  ordem  geopolítica.  Ela  há de encontrar   uma lugar  de destaque  como   protagonista   da  paz  e das  as  questões   sociais  e  políticas  de  seu    país. Posso errar,  mas Malala  ainda  poderá   fazer  muita coisa  útil  em defesa  de um Paquistão  livre  do terrorismo  e de outras ameaças que  pairam   sobre  os céus desse  país.
Acredito que  nenhum  país  há de ficar   indiferente  à luta  dessa  adolescente, ainda  hospitalizada em Londres, ainda cheia  de  marcas de ferimentos,   porém    tendo demonstrado   estar  em plena lucidez e ansiosa  por receber  o carinho   de todos e por todos  os meios  de comunicação.
Torçamos,  portanto, pela  felicidade  desta  jovem, por sua   pronta  recuperação.  Malala  é um grande exemplo de   destemor, de valentia,    de  maturidade  precoce já revelados    em tão  tenra idade. E tais  atributos  prendem a nossa curiosidade,  o nosso   interesse, e principalmente fazem  dela  uma  pessoa querida e amada  por todos aqueles  que  prezam  a igualdade  entre  homens e mulheres. Seu nome   torna-se sinônimo de   união entre as mulheres,  de paz entre os homens e de  combate  contra  o terrorismo, o fanatismo religioso  e  o  preconceito em todas as escalas  de sua miséria  e destruição.

                                                                 

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